Por segurança, Java será removido do Ubuntu

Alternativa OpenJDK já é oferecido por padrão para usuários do sistema operacional

por Belenos Govannon ter, 20/12/2011 - 06:19

A empresa Canonical, que mantém o Ubuntu Linux, anunciou que removerá em breve o pacote Sun Java JDK dos canais de atualização do sistema operacional e, para imediato, desabilitará o plug-in para navegadores. Os motivos apontados para a decisão são as recentes falhas de segurança descobertas e o anunciado do fim do licenciamento para distribuições de sistemas operacionais.

O Ubuntu, assim como outras distribuições baseadas no Kernel do Linux, oferece por padrão a alternativa aberta OpenJDK. No entanto, a Canonical disponibiliza também o pacote da Sun, através do canal "Partner Repository", para usuários em que o OpenJDK padrão não é suficientemente compatível ou estável para executar os aplicativos Java.

Segundo a Canonical, a desabilitação acabará com o risco provocado pelas vulnerabilidades — descobertas em outubro e ainda sem solução. O próximo passo será a remoção de todos os pacotes disponíveis no repositório e a substituição por pacotes vazios, o que removerá o Oracle Sun JDK à medida em que os usuários forem atualizando o sistema. Apenas usuários do Ubuntu 10.04 LTS (Lucid Lynx), 10.10 (Maverick Meerkat) e 11.04 (Natty Narwhal) serão afetados.

Com o plug-in desabilitado no navegador, os usuários receberão uma notificação para instalar a alternativa icetea/OpenJDK. No entanto, a última versão disponível do Sun JDK ainda poderá ser baixado através do site da desenvolvedora Oracle.

COMENTÁRIOS dos leitores