Toshiba tem projeto de cidade inteligente em Lyon, França
Lyon, uma das principais cidades da França com grande concentração de habitantes e importância industrial e política, quer também ser uma cidade inovadora, que busca o bem-estar social e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
Por esse motivo, uma aliança entre companhias liderada pela Toshiba está colocando em prática uma transformação da Lyon em uma cidade inteligente, que fará da antiga zona industrial uma comunidade sustentável, baseada no uso de energias renováveis. O local também terá como marca a redução do consumo energético e dos recursos naturais graças ao uso de novas tecnologias, infraestrutura e serviços. O investimento para viabilizar a iniciativa será de cerca de 50 milhões de euros.
Entre as ações que serão colocadas em prática na cidade estão a implementação de um sistema de gestão e monitoramento de geração de energia fotovoltaica ou sistemas de iluminação LED. O projeto terá também um programa para compartilhar carros elétricos que vão permitir monitorar equipamentos de geração de energia fotovoltaica que vão formar a rede de recarga dos veículos, tudo de forma remota.
Por último, o sistema permitirá coletar, em tempo real, dados de todos os equipamentos instalados, tanto nos prédios como na rede de recarga dos veículos e administrar a distribuição de energia disponível para que não falte em nenhum ponto da rede.
O projeto, cuja finalização está prevista para 2016, será liderado pelo governo de Lyon. A Toshiba será a encarregada de coordenar o grupo de empresas japonesas e francesas participantes, elas Panasonic, Mitsubishi, Bouygues, Veolia e o Grupo Peugeot-Citroën.