Apple é maior compradora de chips do mundo

Demanda por semicondutores seria causada pelo grande sucesso do iPhone e iPad

idgnowpor Belenos Govannon qui, 26/01/2012 - 21:22
Apple/Divulgação Chip Apple A5, usado no iPad 2 e no iPhone 4S Apple/Divulgação

A Apple se tornou no ano passado a maior compradora de semicondutores, à frente da Samsung e da Hewlett-Packard (HP), de acordo com informações do Gartner.

O aumento de gastos nesse setor é resultado de inúmeros fatores. A empresa vendeu mais smartphones, e o mercado de tablets também obteve muito sucesso em 2011, afirma o Gartner. Outra razão para o aumento da demanda de componentes foi o sucesso do MacBook Air. A Apple gastou um total de 17.3 bilhões de dólares em semicondutores em 2011, comparado aos 12.8 bilhões durante o ano de 2010, de acordo com as estimativas da empresa de consultoria. No geral, smartphones, tablets e drives de estado sólido compuseram os principais gastos de 2011.

A Samsung se manteve como segunda maior compradora de semicondutores, graças ao aumento de lucros no setor de smartphones. Os gastos da multinacional sul-coreana aumentaram cerca de 9.2%, totalizando 16.7 bilhões de dólares.

A instabilidade do mercado de PCs fez com que os gastos da HP com semicondutores caíssem. A HP ainda era a maior fabricante de computadores do planeta no último trimestre de 2011, entretanto as vendas caíram 16.2% ano após ano, conforme estimativas do Gartner. A empresa gastou, no total, 16.6 bilhões de dólares em semicondutores em 2011, comparado aos 17.6 bilhões no ano anterior.

Os gastos da Nokia com semicondutores, por outro lado, despencaram mais de 20% para 9 bilhões de dólares, ocupando agora a quinta posição no ranking de compradores de chips, atrás da Dell e à frente da Sony (excluindo a Sony-Ericsson) e a Toshiba.

No oitavo lugar está a Lenovo, que obteve o maior crescimento entre os cinco maiores fabricantes de PCs durante o último trimestre do ano passado, com aumento de 23% nas vendas. Os gastos com semicondutores também aumentaram em 23.7%, totalizando 7.5 bilhões de dólares.

No total, os dez maiores compradores de chips gastaram US$ 105.6 bilhões, cerca de 35% da receita de fornecedores de semicondutores em todo mundo, estimou a Gartner.

COMENTÁRIOS dos leitores