Vivo acusada de facilitar fraude
Queixa está relacionada a promoção bonificação dos usuários por SMS recebido
Depois de fazer uma promoção em que seus clientes recebem uma bonificação por cada mensagem recebida, os concorrentes da VIVO fizeram uma denúncia a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) acusando a operadora de uma possível fraude.
A promoção da empresa era de que a cada mensagem recebida de outra operadora o cliente participante recebe R$ 0,01 em bônus para trocar por produtos e serviços. Ao acumular R$ 100, ele poderia gastar na própria operadora ou em diversos estabelecimentos conveniados. Essa promoção faz parte do Vivo On, que é um pacote de serviços que beneficia o cliente pré-pago com minutos, mensagens e acesso à internet.
O problema é que para cada mensagem enviada de uma operadora a outra, a operadora de origem deve pagar uma taxa de interconexão estabelecida pela Anatel. Com isso, as operadoras Claro e TIM acusam a concorrente de facilitar uma fraude – no caso, quase R$ 60 milhões.
Nas promoções de mensagens da Claro e TIM, é possível pagar uma pequena taxa de uso diário e enviar torpedos ilimitados. Porém, nas promoções de ambas, o uso excessivo das mensagem é proibido, tendo o bloqueio da linha como pena.
Segundo o jornal Folha de São Paulo, durante um mês, 17% de todas as mensagens com origem da operadora Claro foram enviadas para dez número específicos da Vivo. Desses 17%, um cliente enviou, sozinho, 1,4 milhão de mensagens para um único cliente.
A Claro fez queixa do problema a Anatel. O diretor de marketing da TIM afirmou por email à Folha que “esse tipo de promoção estimula o uso fraudulento dos serviços de SMS”, e ainda alfinetou a Vivo: “é surpreendente que empresas de grande porte desenvolvam produtos que possam estimular fraudes”.
Já a Vivo afirmou que sua promoção foi aprovada pela Anatel e que não apresenta nenhum problema. As operadoras concorrentes já bloquearam o envio de mensagens em massa para esse número.