TIM pretende instalar 10 mil hotspots em todo Brasil

Além de suprir as necessidades vindas com os grandes eventos, empresa também quer desaforgar suas redes 3G

por Carlos S Silvio sab, 02/06/2012 - 16:14

Após uma concorrência de dois meses com vários fornecedores do setor, a Tim Brasil definiu ontem o nome que assumirá a implantação, operação e manutenção da rede Wi-Fi. A selecionada foi PromonLogicalis/Cisco, mas o valor do contrato não foi revelado. Serão 10 mil pontos de acesso que deverão estar ativos até dezembro, atualmente a TIM possui cerca de 4 mil pontos de acesso Wi-FI.  Desde de maio do ano passado a empresa revelou o projeto de investir numa rede própria de tecnologia Wi-Fi para poder desafogar as antenas das redes de conexão 3G.

A ideia é ter pontos de acesso a rede Wi-Fi em lugares como hotéis, aeroportos, shoppings e lugar de concentração popular. Principalmente visando a forte demanda da Copa das Confederações, em 2013, e da Copa do Mundo,em 2014.  Para o assinante da TIM, a rede Wi-Fi será como um complemento à cobertura 3G, não sendo preciso fazer um plano à parte. Ainda segundo Rafael Marquez, também haverá áreas de navegação livres para não usuários da operadora.



O Wi-FI tem sido cada vez mais considerado a melhor maneira para desafogar o tráfego de dados. Há estimativas de que aumentar a rede 3G custa cinco vezes mais do que a Wi-Fi, considerando que tenham a mesma capacidade. Para se ter uma ideia da força do Wi-Fi, o estudo da Cisco sobre tráfego IP mostra que no mercado brasileiro, o tráfego de conexões fixas/cabeadas vai crescer cinco vezes entre 2011 e 2016, alcançando 1.6 Exabytes por mês em 2016. Já o tráfego fixo Wi-Fi crescerá 17 vezes entre 2011 e 2016, atingindo 1.7 Exabytes por mês em 2016, contra 98 Exabytes por mês em 2011.

COMENTÁRIOS dos leitores