Sharp lança interface para celular
Ícones do sistema serão maiores e separados em seções na tela de bloqueio, sem tampar a foto da tela
A multinacional japonesa Sharp irá lançar uma nova interface de usuário para seus smartphones, numa tentativa de se diferenciar do mercado de massa do Android.
A companhia afirma que o novo Feel UX terá um design simplista com grandes ícones, e permitirá que muitas aplicações (como câmera, galeria, tocador de músicas, entre outros) possam ser acessadas diretamente da tela de bloqueio. Uma vez desbloqueada, a interface possui três telas principais, uma para apps, outra para atalhos para recursos do celulares e widgets como calendário e relógio.
A tela de bloqueio pode alterar automaticamente o fundo de tela de acordo com o clima, e lá são exibidas atualizações sobre o mercado de ações e outras informações em tempo real, assim como mensagens e chamadas perdidas. Diferentemente de rivais como o iOS da Apple, a foto na tela de bloqueio nunca é tampada pelo horário ou informações de mensagens, que aparecem em uma seção na base da tela.
Com a maioria dos smartphones baseada em Android, os fabricantes esperam que softwares totalmente diferentes com uma interface de usuário única diferencie seus produtos e ajude a atrair os consumidores. A Sharp acompanha concorrente como a Sony e a Samsung ao oferecer interfaces que rodam em cima de diversas versões do Android. A multinacional japonesa afirmou que irá experimentar inicialmente o novo design em celulares japoneses, contudo está “explorando seu potencial em smartphones destinados ao mercado internacional”.