Portos de Pernambuco deixarão de usar papel nas operações

Portos de Recife e de Suape começarão a usar uma solução tecnológica que irá abolir o uso de papel nas operações com navios

por Carlos S Silvio qua, 27/06/2012 - 21:34
Chico Peixoto/LeiaJáImagens Cerca de 17 toneladas de papel deixarão de ser utilizados nos portos de Pernambuco Chico Peixoto/LeiaJáImagens

Nessa quarta (27), os portos do Recife e Suape realizaram um encontro para oficializar o projeto que tem como objetivo abolir o uso de papel nas operações dos terminais. Intitulado "Porto Sem Papel" faz parte de uma estratégia de modernização e começa a vigorar nos locais no dia 03 de julho.

A solução foi criada pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), com financiamente da Secretaria Especial de Portos (SEP). Os dados referentes a atracação, operação e desacatração dos navios são unificados e disponibilizados para todas as instituições que estão envolvidas na atividade portuária, entre elas a ANVISA, Marinha, Ministério da Agricultura, Polícia Federal, Receita Federal e a Autoridade Portuária.

A expectativa do orgão portuário é de que essa integração elimine a burocracia, diminua o tempo para a obtenção da aprovação para que um navio atraque e com isso, a diminuição do custo das operações em 25%. Isso sem contar a economia de papel.

Segundo o governo, cerca de 17 toneladas deixarão de ser utilizadas, o que poupa cerca de 1.100 árvores. O investimento da SEP no Porto sem Papel foi de R$ 114 milhões, e a intenção da secretaria é de que todos os 35 portos brasileiros implantem o projeto até junho de 2013.

Até o momento, 13 portos já operam com o sistema, como o Porto de Santos, em São Paulo, e o de Vitória, no Espírito Santo.

COMENTÁRIOS dos leitores