TV por assinatura: Brasil pode exportar conteúdos digitais

por Carlos S Silvio qui, 02/08/2012 - 21:53

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, participou no início da semana da Feira e Congresso da Associação Brasileira de TV por Assinatura 2012, que acontece na cidade de São Paulo. Bernardo abordou, durante o evento, o tema “O papel da indústria de TV por assinatura no desenvolvimento do Brasil”.

Para o ministro, a vigência da nova lei de TV por assinatura, sancionada em setembro do ano passado por Dilma Rousseff, irá ajudar o Brasil a tornar-se um grande produtor de conteúdos digitais. “A indústria brasileira de TV por assinatura tem condições de apostar mais em conteúdos nacionais. As novas regras, que agora incluem incentivos para as produções locais e independentes, geram novas oportunidades de negócio. O Brasil pode ser uma grande plataforma de exportação de conteúdos digitais”, disse.

Segundo dados divulgados recentemente pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), mencionados pelo ministro em sua fala, o número de assinaturas de TV paga no Brasil cresceu 30% em relação a 2011. No final de junho, o total de acessos ultrapassou os 14,5 milhões. Somente no mês de junho, foram vendidas quase 240 mil assinaturas, o que representa 8 mil assinaturas por dia ou mais de cinco assinaturas a cada minuto.

Ainda segundo o ministro, o setor de TV por assinatura cresceu 30% em um ano com 1,8 milhões de novos assinantes apenas no primeiro semestre do ano. Com isso, o setor já está em 25% dos domicílios brasileiros, esse número era de 13% no final de 2009. Se a projeção de crescimento for mantida, no final de 2014 o Brasil deve alcançar a marca de 28 milhões de lares com TV paga, o que representa a metade dos domicílios brasileiros.

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