Conar investiga a loja Sephora e três blogueiras de moda
Blogs serão investigados por estar fazendo post publicitário para a marca de cosméticos
O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) abriu, na última semana, três processos contra blogueiras de moda para investigar a suspeita de propaganda velada em suas postagens. Segundo o órgão, os alvos da investigação são a rede de cosméticos francesa recém-chegada ao Brasil Sephora, e as blogueiras Thássia Naves, Lala Rudge e Mariah Bernardes. Essa é a primeira vez que o Conar investiga irregularidades na veiculação de publicidade em blogs.
Em uma denúncia feita ao blog, houve o apontamento de que as três blogueiras haviam feito posts e imagens de Instagram sobre produtos da marca YSL - representada no Brasil pela Sephora, quase no mesmo momento.
O que também chamou a atenção do órgão foi a semelhança entre o texto dos três posts feitos pelas jovens. Segundo a assessoria do Conar, "blogs não podem tentar disfarçar ou fazer com que o consumidor não perceba que se trata de propaganda comercial". Segundo o conselho, toda publicidade deve ser claramente identificada e percebida como tal pelo consumidor.
O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária é uma agência de autorregulamentação do mercado de publicidade e tem suas decisões respeitadas por anunciantes e veículos de comunicação. Segundo o Conar, a empresa de varejo e as três blogueiras já foram notificadas e possuem um prazo de 40 dias para apresentar defesa. Caso sejam condenadas, o conselho pode solicitar o fim ou a alteração da campanha. A decisão pode servir de embasamento para algum processo jurídico posterior.
Resposta
Em comunicado oficial a empresa afirmou que blogueiras têm liberdade para opinar sobre seus produtos. Porém não esclareceu se na ocasião pagou pelos elogios postados. Leia a declaração na íntegra: “A Sephora respeita a integridade editorial dos blogs que citam a empresa e entende que os mesmos têm liberdade de publicar e dar opiniões sobre produtos e marcas, sejam elas positivas ou negativas. Independentemente da compra de espaços publicitários em veículos online, a Sephora convida os autores dos blogs a expressar suas opiniões sobre nossos produtos. De maneira alguma a Sephora tenta influenciar no conteúdo de qualquer resenha que seja publicada na internet ou em qualquer outro meio”.
Já as blogueiras envolvidas não quiseram se pronunciar. Entretanto, Mariah Bernardes respondendo um comentário no seu blog sobre a polêmica, deu uma dica do que pode ter acontecido. A blogueira afirma que errou "dessa vez" por “não ter colocado a palavra PUBLIPOST no final do post, coisa que eu sempre faço para deixar claro o que é um publi e o que não é". Sobre a prática, ela afirma "mas eu sempre fui a favor de ser muito clara quanto a isso".
O caso da Sephora lembra o do viral Perdi Meu Amor na Balada, investigado pelo Conar por não ter sido sinalizado claramente como publicidade. Leia sobre o caso no link.