Começam as inscrições para a Imagine Cup

1ª edição do evento terá novas categorias e maiores prêmios em dinheiro

por Carlos S Silvio qui, 30/08/2012 - 18:14

Uma das maiores competições de tecnologia em todo mundo, a Imagine Cup 2013, já está com inscrições abertas para a sua 11ªa edição. Para "inspirar e incentivar um maior número de inovadores aspirantes a participar" a  Microsoft redesenhou a sua Copa do Mundo da Computação em torno de três competições principais: Cidadania Mundial, Games e Inovação – e mais do que dobrou o valor do total dos prêmios em dinheiro que passa a ser de US$ 300 mil dólares. Interessados podem se inscrever pelo site do evento.

Na Imagine Cup 2013, os inscritos irão concorrer nas categorias:

- Cidadania Mundial: Premiará a premiará a aplicação de software desenvolvida em plataforma Microsoft com maior potencial para gerar um impacto positivo na Humanidade. Com o projeto podendo se endereçar para solução de problemas sociais em áreas como Educação e Saúde.

- Games: reconhecerá os jogos mais atrativos e divertidos  para adolescentes e jovens, construídos em plataformas Microsoft (Windows 8, Windows Phone, Kinect para Windows Software Development Kit, e Xbox Indie Games).

- Inovação: os aplicativos premiados nessa categoria, como o próprio nome diz, deverão "entregar inspiração e inovação nas mãos do consumidor".

Além das três categorias acima, os estudantes também podem se cadastrar na competição feita de Desafios Online com foco em tecnologias e plataformas específicas como Windows 8, Windows Azure e Windows Phone. A Imagine é um evento mundial que e realizada ao longo do ano e terá sua etapa final realizada na cidade de São Petersburgo na Rússia entre os dias 8 e 11 de julho de 2013. Os finalistas mundiais terão a oportunidade de se inscrever para o Microsoft Imagine Cup Grants que destinará um montante de US$ 3 milhões de dólares como investimento para os projetos eleitos ao longo de três anos, ajudando os desenvolvedores a concretizar suas ideias.



“A Imagine Cup é o começo de uma jornada na vida de um jovem empresário, inventor, designer, desenvolvedor ou inovador", diz John Scott Tynes, gerente de desenvolvimento e estratégia da Imagine Cup. "Com a evolução da Imagine Cup, nós queremos inspirar mais estudantes de diversos cursos a colaborarem em aplicações e aproveitarem as oportunidades pós-Imagine Cup para aprimorar seus projetos, obter o apoio de que precisam para levar sua tecnologia ao mercado, e realizar plenamente o seu potencial para impactar suas comunidades e o mundo", ressalta.



Pernambuco sempre é destaque na competição, no ano passado o projeto de estudantes de Pernambuco ProDeaf (Programa de Apoio ao Portador de Deficiência), que transforma voz em língua de sinais (LIBRAS) e vice-e-versa, ficaram em 2º lugar mundial na categoria Interoperabilidade na Imagine Cup 2011 em Nova Iorque.

No ano passado, o Brasil foi o país com o maior número de estudantes reconhecidos, sete no total,fato que mostra a força do país no quesito inovação.



COMENTÁRIOS dos leitores