Finep promete aumentar em 40% financiamento para inovação

computerworldpor Nowdigital sex, 31/08/2012 - 13:06

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) poderá contratar este ano um volume de financiamentos 40% superior ao registrado em 2011, embalada pela retomada do crescimento econômico do País.

A previsão foi feita pelo diretor de Inovação da Finep, João De Negri, levando em conta que, no ano passado, foram contratados cerca de 3  bilhões de reais em crédito para projetos de inovação e mais 2  bilhões de reais em recursos não reembolsáveis para universidades e centros de pesquisa.

A demanda por recursos para financiar a  inovação tecnológica tem sido crescente. “A Finep tem hoje uma carteira de demanda por novos projetos da ordem de 12,4 bilhões de reais. São empresas brasileiras de diferentes portes e tamanhos, com diferentes estratégias do ponto de vista do processo de inovação”, disse De Negri.

O diretor da Finep explicou que os projetos têm elevado risco tecnológico e longo prazo de maturação, o que demonstra uma economia em crescimento. “Ou seja, as empresas mirando no longo prazo, com uma estratégia de investimento em novos produtos e novos serviços, que elas estão dispostas a ofertar no médio e longo prazo”.

Além do financiamento de produtos e processos inovadores, a Finep dispõe de outra ferramenta, o venture capital, ou capital de risco, voltado para o investimento em empresas emergentes. De Negri ressaltou a importância de se reconhecer a estreita relação que a inovação tem com a ciência.

“Não existe inovação sem ciência. [...] As empresas que estão demandando hoje [financiamento para projetos] estão em sintonia com a academia e os institutos que produzem conhecimento voltado para a geração de emprego e renda”.

*Com informações da Agência MCTI



COMENTÁRIOS dos leitores