PETA cria app para acabar com dissecação de sapos na Índia
Aplicativo para iPad será doado para escolas e universidades indianas e permite a dissecação de anfíbios virtuais
A organização internacional para proteção animal (PETA, na sigla em inglês) irá doar para escolas e universidades indianas um software que irá permitir aos alunos a realização da dissecação de sapos virtualmente.
O software chama-se Frog Dissection e, segundo a desenvolvedora (Emantras), "é uma alternativa ética e educativa em detrimento da dissecação de animais vivos". O aplicativo simula o processo utilizando gráficos em 3D.
O usuário também pode utilizar instrumentos como bisturi, tesouras e um fórceps para visualizar o interior do animal, tendo também acesso a detalhes sobre cada parte do corpo. Além disso, o Frog Dissection oferece informações sobre a vida dos anfíbios, suas espécies e também faz a comparação entre os órgãos dos sapos com o corpo humano.
“Milhares de sapos e pequenos animais são mortos para serem dissecados, mesmo existindo hoje métodos alternativos superiores para o ensino da biologia”, declarou em nota o conselheiro para assuntos científicos do PETA Índia, Doutor Chaitanya Koduri.
O projeto é apoiado pelo governo do país, e tem o objetivo de que a prática da dissecação em sapos reais seja erradicada na educação do país.
O app é vendido para iPad na App Store por US$ 3,99 e também pode ser instalado em PCs, Macs e quadros interativos.