Redes sociais impulsionam o processo de compra de TI

ciopor Nowdigital qui, 20/12/2012 - 00:01

As decisões de compra na área de TI podem ser assustadoras, mas um novo estudo feito pela Forrester Research e o LinkedIn descobriu que os tomadores de decisão da área de TI (ITDMs) estão dependendo muito das redes sociais para auxiliá-los durante o processo.

O estudo "IT Purchasing Goes Social" entrevistou 400 ITDMs em uma variedade de indústrias pela América do Norte e descobriu que 85% utilizaram, pelo menos, uma rede social para fins executivos.

Mais surpreendente ainda, de acordo com Mike Weir, chefe de desenvolvimento de categorias do LinkedIn, é a extensão na qual os ITDMs utilizam as redes sociais durante o processo de compra.

“A mídia social é uma fonte importante de influência durante todo o processo de tomada de decisão”, conta ele. “Não apenas durante a fase de pesquisa. Os dias em que as pessoas encaravam a mídia social como apenas uma plataforma de consciência já passaram – hoje em dia ela é muito mais que isso”.

Cinquenta e nove por cento dos entrevistados dizem que são influenciados por pelo menos uma rede social ao considerar compras executivas – mais do que por publicações de mídia (46%).

Como resultado, as redes sociais estão se tornando um centro de atividade para marqueteiros de tecnologia: 73% diz que se envolveu com um fornecedor de TI em uma rede social. “CIOs estão trabalhando extremamente em conjunto com os chefes de marketing”, conta Wier. “Isso apresenta aos marqueteiros uma oportunidade única de abordar esses tomadores de decisão da TI de formas que eles nunca puderam fazer antes”.

E os ITDMs estão se virando para as redes sociais devido a quatro razões:

1.  Para aprender a partir de pessoas confiáveis (58%)

2.  Para encontrar informações rapidamente (40%)

3.  Para obter contexto relevante a fim de fazer conexões com fornecedores (37%)

4.  Para ter acesso a uma rede mais abrangente (49%). Das três maiores redes sociais – Twitter, LinkedIn e Facebook – os ITDMs buscam o LinkedIn mais frequentemente para identificar credenciais de fontes de informações (71%), para validar informações a partir de outras fontes (58%) e para utilizarem um canal confiável para informações de fornecimento (55%). Weir oferece três dicas para os tomadores de decisão de TI consultarem o LinkedIn durante o processo de compra:

1. Siga empresas



Durante a fase de descoberta do processo de compra da TI, faça uma lista de empresas pequena e siga-as no LinkedIn.

Para fazer isto, busque pelo nome da empresa e arraste-o sobre a página de resultados. Clique no endereço “Seguir Empresa”, que é exibido na parte superior direita. Você irá então começar a receber atualizações da empresa em seu fluxo de atividades. Elas podem incluir anúncios de novos produtos, novas contratações, comunicados à imprensa e mais.

2. Pesquise no SlideShare



Em maio,
  o LinkedIn anunciou a aquisição do SlideShare, uma comunidade profissional de compartilhamento.

Este site, conta Weir, oferece riqueza de informações para os ITDMs durante o processo de aprendizado. Busque por apresentações e informações sobre o tipo de tecnologia na qual você esta considerando investir.

3. Junte-se a grupos



“Grupos são uma ótima forma de seguir líderes de pensamento, aprender sobre novas tecnologias, descobrir novas ideias e aprender sobre quem é o melhor no negócio”, conta Weir. “Junte-se a grupos relevantes, faça perguntas e tente responder as questões que você recebe”.

 

 

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