Site do ENEM pode ter sido atacado por crackers

Tentativa de invasão de site causou lentidão no sistema de consulta às notas

por Carlos S Silvio sex, 28/12/2012 - 20:49

O site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) pode ter sido alvo de um ataque de crackers no fim da manhã desta sexta-feira (28). Segundo o Estadão, a tentativa aparentemente partiu de fora do país e tinha o objetivo de obter dados pessoais de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio. O ataque pode ter motivado a lentidão da página, o que gerou diversas reclamações de estudantes que tentavam fazer a consulta das notas da avaliação de 2012. As notas começaram a ficar disponíveis nesta sexta-feira a partir das 08h40. 

Para evitar maiores problemas, técnicos do Instituto tiraram o site do ar por volta das 13h para proteger as informações dos candidatos. O principal meio para se defender desse tipo de ataque é identificar quais são os IPS que estão solicitando acesso de forma suspeita e depois bloqueá-los. Em nota, o Ministério da Educação afirma que os resultados das provas estão protegidos e não houve nenhum acesso indevido ao seu banco de dados. 

Durante a possível tentativa de invasão, a página registrou picos de cerca de 5 milhões de acessos simultâneos. Às 11h, o número de solicitações por minuto tinha sido de apenas 370 mil. Depois que o sistema voltou ao normal, mais estudantes conseguiram verificar suas notas. Segundo o Estadão, até às 13h cerca de 700 mil alunos acessaram o sistema. O pico real de acessos ocorreu entre 13h30 e 16h, quando registrou o acesso de aproximadamente 840 mil. 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores