Ministro da Educação confirma ataque hacker a site do Enem
Aloizio Mercadante também afirmou que dados do Sisu não vazaram na web
Numa coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (8), O ministro da Educação Aloizio Mercadante confirmou o ataque por DDOS no sistema de consulta de notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Segundo o ministro, o site recebeu mais de 30 milhões de tentativas de acesso por segundo. "Foi um ataque de grande porte, porém não houve nenhuma consequência aos dados. Devido a essa situação, resolvemos passar o processo de computação em nuvem".
DDOS é um tipo de ataque cibernético em que pessoas ou grupos de usuário configuram computadores para acessarem simultaneamente um mesmo endereço para sobrecarregá-lo e diminuir sua segurança a invasões.
Computação em nuvem (ou cloud computing) utiliza máquinas interligadas na web, dividindo memória e processamento fora de servidores locais.
Sisu
O ministro da Educação aproveitou a ocasião para negar que tenha havido vazamento ou alteração de dados de candidatos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
“Nos primeiros minutos da abertura, quatro a cinco estudantes entraram na página que dava acesso a alguns dados. Não pode alterar nada, não tem nenhuma implicação ou desdobramento e foi imediatamente corrigido. Tudo andou com toda segurança e estabilidade, já são mais de 470 mil inscritos em apenas 12 horas de abertura do sistema”, afirmou o ministro.
Nos instantes iniciais das inscrições do SISU, candidatos relataram em redes sociais uma falha que permitiu acesso a dados pessoais e a notas do ENEM de outros estudantes. Segundo Mercadante, o ocorrido "foi um pequeno problema na abertura do processo de acesso, sem nenhuma implicação”.