Brasil solicitou dados de 857 usuários ao Facebook

Rede social lançou página para mostrar quais governos solicitaram informações sobre usuários do site

por Eduarda Menezes ter, 27/08/2013 - 17:09
Reprodução/Internet Das 715 solicitações enviadas pelas autoridades brasileiras, 33% foram atendidas Reprodução/Internet

Pensando em manter a transparência em suas operações, o Facebook lançou nesta terça-feira (27) uma página em que mostra quais governos solicitaram informações sobre usuários do site.

O Relatório Global de Requisições de Autoridades detalha o volume de requisições recebidas por parte do governo de cada país, o número de usuários mencionados em cada requisição e o percentual delas em que foi revalada alguma informação.

O Brasil aparece na lista com 715 solicitações onde um total de 857 contas foram solicitadas, dentre estas, 33% foram atendidas com algum tipo de informação. Os dados são referentes aos primeiros seis meses de 2013.

"Esclarecemos nas últimas semanas que temos processos rígidos em vigor para lidar com todas as requisições oficiais de informação. Acreditamos que esses mecanismos protegem os dados das pessoas que usam o nosso serviço e fazem com que as autoridades precisem cumprir diversos requisitos legais em cada uma das requisições a fim de receber informações sobre nossos usuários. Analisamos as requisições levando em conta os nossos termos, a legislação aplicável e ainda exigimos uma descrição detalhada de bases factuais e legais para cada requisição", escreveu Colin Stretch, Diretor Jurídico do Facebook.

Os Estados Unidos lideram a lista com o maior número de solicitações, de 11 mil a 12 mil, e um total de 20 a 21 mil contas solicitadas e 79% dos pedidos atendidos. Os dados são imprecisos, pois o Facebook não possui autorização para publicar números exatos do território norte-americano.  

COMENTÁRIOS dos leitores