Apps Android podem se tornar compatíveis ao Windows Phone

Segundo o desenvolvedor Microsoft e professor Lucas de Carli, essa iniciativa será bem ousada

por Carol Dias sex, 14/02/2014 - 17:01
Repredução / Internet Apesar dos indicativos, a parceria não passa de rumores, resta apenas esperar o novo CEO, Satya Nadella, decidir sobre o futuro da plataforma móvel da Microsoft Repredução / Internet

Algumas pessoas dentro da empresa Microsoft consideram primordial - e viável - o suporte aos apps Android para o sistema operacional Windows Phone, como destaca o site norte-americano The Verge. As críticas são, normalmante, direcionadas à pequena quantidade de aplicativos disponíveis para download. A fonte vai ainda mais longe e garante que os aplicativos Android podem ser disponibilizados diretamente para download na Windows Phone Store. Com essa oferta maior, a Microsoft acredita que poderá multiplicar o número de consumidores.

Contudo, essa conversa está gerando uma polêmica no interior da empresa, visto que, - de acordo com a entrevista - os executivos responsáveis pela marca Windows Phone são contrários à proposta. Para eles, essa abertura da plataforma para apps Android pode afastar ainda mais os desenvolvedores do Windows, tanto para o Phone, como para PC.

Segundo o desenvolvedor e professor Lucas de Carli, essa iniciativa será bem ousada. "O sistema operacional da Google diverge muito do da Microsoft. Desenvolver para o Android é bem diferente do que para Windows Phone. A plataforma Google termina possibilitando muitas nuances diferentes, coisa que na Microsoft é bem difícil de conseguir, principalmente devido à dificuldade no processo de desenvolvimento de programas para o SO".

Ainda segundo Carli, os comandos, a rede e a maneira de chegar ao objetivo do app serão completamente diferentes. O professor é desenvolvedor Microsoft e ministrou um mini-curso sobre portabilidade de aplicativos nos sistemas operacionais iOS, Android e Windows Phone, durante o MIC-Etepam, que aconteceu no último mês de janeiro.

O mais interessante nesta história é que essas suposições sobre o suporte e compatibilidade entre aplicativos Android e Windows Phone chegam justamente em uma época em que, de acordo com os indicativos, a Nokia lançará um smartphone que roda o SO do Google. Até o momento, são apenas rumores, resta esperar o novo CEO da Microsoft, Satya Nadella, decidir sobre o futuro da plataforma móvel da empresa. Quem sabe agora, finalmente, as gigantes não deixam as brigas de lado e se entendem de uma vez?

COMENTÁRIOS dos leitores