Aprenda a blindar seu pendrive contra malwares

Programa "vacina" dispositivos de armazenamento móveis contra malwares que possam alterar arquivos

por Nathália Guimarães sex, 14/02/2014 - 10:31
Reprodução Sem a proteção, malwares podem se espalhar nos computados onde os dispositivos são conectados Reprodução

Atire a primeira pedra quem nunca teve problemas com vírus em pendrives ou outros dispositivos móveis. Muitos dos problemas causados têm origem no arquivo Autorun, que é responsável por executar automaticamente dispositivos USB e, justamente por apresentarem esta função, são alvos de malwares que podem se espalhar até pelos computadores onde os acessórios são conectados. Para garantir a segurança dos aparelhos, nada melhor que uma blindagem.

Para “vacinar” um pendrive contra malwares que possam alterar o arquivo Autorun, basta realizar o download do programa “Panda USB and AutoRun Vaccine”. O trabalho é bem simples. Basta abrir o programa e selecionar a opção para imunizar o computador e o pendrive. O aplicativo reconhece automaticamente os dispositivos conectados.

O que o app faz é criar uma pasta com o nome de “Autorun” no dispositivo. Desta forma, quando um vírus tentar infectar o acessório, não conseguirá, já que não pode substituir o arquivo existente. Para remover a proteção, é necessária a formatação do dispositivo, por isso, é recomendável um backup antes de sua execução.

O Panda USB and AutoRun Vaccine também é capaz de reconhecer automaticamente quando um dispositivo é inserido no computador. Assim, uma janela surge na tela e é possível vacinar o pendrive rapidamente, imunizando-o contra as ações de softwares maliciosos. Além de pendrives, discos rígidos portáteis e outros dispositivos USB também podem ser “vacinados”.

COMENTÁRIOS dos leitores