Cibercriminosos visam contribuintes do Imposto de Renda
Mensagens falsas para enganar o usuário chegam por e-mail e possuem temas variados
O período de entrega da Declaração do Imposto de Renda é quando os cibercriminosos se aproveitam para disseminar mensagens falsas aos contribuintes. Esse ano não foi diferente. O usuário deve ficar atento aos ataques que tentam enganá-lo para instalar trojans bancários em seu sistema, com um adendo: sistemas móveis também estão na mira.
As mensagens falsas que chegam por e-mail possuem temas variados – informam sobre supostas intimações, números de protocolos de entrega da declaração, links de download do programa ou notificações de débitos que não existem. O objetivo é sempre forçar o usuário a baixar e executar um programa, cuja finalidade será apenas de instalar um trojan bancário na máquina da vítima.
Outra ameaça se apresenta na hora de buscar o download do programa da Receita Federal, visto que cibercriminosos se valem de links patrocinados em sites de buscas para colocar sites fraudulentos nas primeiras posições.
De acordo com o analista de segurança da Kaspersky no Brasil, Fabio Assolini, esses golpes acontecem todos os anos. “Sua efetividade é certa, nenhum cibercriminoso insiste em temas de ataques que não lhe dê retorno”, afirma. Ainda de acordo com o especialista, a Receita Federal informa que não envia, em hipótese alguma, mensagens eletrônicas sem autorização do contribuinte.
Para baixar o software de declaração do imposto, o contribuinte deve evitar buscar o instalador em sites de pesquisa, além de sites de downloads. O método mais seguro é ir diretamente ao site oficial da Receita Federal e lá buscar o software.