Apple, Google e Facebook estão criando uma "web limpa"

Relatório do Greenpeace apontou as melhores e piores no segmento da energia renovável

por Nathália Guimarães sab, 05/04/2014 - 10:00
Divulgação Google foi elogiada por usar fontes renováveis para fornecer energia para o Gmail e YouTube Divulgação

Em um relatório divulgado nesta quinta-feira (3) pelo Greenpeace, as grandes companhias de tecnologia foram analisadas pelo seu uso de energia renovável. Entre as que ganharam destaque estão a Apple, Google e Facebook. Segundo a organização, estas três empresas estão criando uma “internet limpa”.

“Não é nenhum segredo que estamos consumindo coisas sujas online. Muitos dos nossos cliques e as ações ainda estão sendo alimentadas por energia suja. Então, como você pode ficar clicando com a consciência limpa? Algumas das maiores e mais inovadoras empresas da internet estão capacitando seus centros de dados com energia limpa e sustentável. Juntos, podemos incentivar o resto de nossas plataformas preferidas para fazer o mesmo”, explica o Greenpeace.

Segundo o relatório, a Google foi pioneira no uso de acordos de compra de energia eólica para fornecer eletricidade para os serviços como Gmail e YouTube. O Facebook, por sua vez, se esforçou para alimentar o seu centro de dados também com energia limpa – com um investimento de US $ 1,9 bilhão. Já a Apple tornou-se a 1ª companhia a usar 100% de energias renováveis ​​para alimentar servidores de armazenamento, no caso o iCloud.

Em contraponto, empresas como a Netflix, Linkedin, Pinterest, Twitter, Tumblr e a Amazon Web Services foram apontadas com cotação negativa no relatório. Além disso, a Microsoft e a Yahoo foram citadas no levantamento como companhias que ainda estão no caminho para se tornarem verdes. Ao todo, o Greenpeace investigou 300 gigantes da tecnologia.

O relatório completo (em inglês) pode ser acessado através deste link.

COMENTÁRIOS dos leitores