Ericsson atinge 5 Gbps em testes de conexões 5G
Resultado supera em 250 vezes os padrões atuais do 4G/LTE
Esqueça o 4G. A Ericsson já está de olho nas velocidades impressionantes que podem ser alcançadas com o 5G. Em teste realizado nesta semana, a fabricante de equipamentos de telecomunicações afirmou ter alcançado a velocidade de 5 Gbps em demonstrações feitas com as operadoras asiáticas NTT Docomo e SK Telecom. O resultado supera em 250 vezes os padrões atuais do 4G/LTE, segundo a Cnet.
A má notícia é que a implantação comercial da quinta geração de rede móvel só deverá ocorrer em 2020, prevê a Ericsson. Além disso, o teste marca uma velocidade de pico teórica em meio a condições ideais - algo que os consumidores raramente experimentam em seus cotidianos.
Com uma conexão de 5 Gbps que a Ericsson alcançou em testes, um filme de 50GB levaria cerca de 80 segundos para ser baixado. Além disso, esta rede dos sonhos é cinco vezes mais rápida que o serviço de banda larga da Google, o Google Fiber.
Avanços tímidos
Em fevereiro deste ano, o Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia da Coreia do Sul anunciou que já estava se preparando para desenvolver a tecnologia 5G, investindo US$ 1,5 bilhão no projeto.
A expectativa é que a inovação esteja em fase de testes em 2017 e seja disponibilizada comercialmente em 2020, quando Tóquio, a capital do Japão, sediará os Jogos Olímpicos.