Apple afirma ter bloqueado ameaça que atinge o iOS

Vírus se propagava através de aplicativos infectados e chegou a afetar iPads, iPhones e iPods

por Nathália Guimarães sex, 07/11/2014 - 12:41
Divulgação Malware afetava até mesmo dispositivos da Apple que não foram desbloqueados através de jailbreak Divulgação

Apple anunciou que já fez o bloqueio do malware Wirelurker, a primeira ameaça virtual capaz de infectar dispositivos iOS que não tenham sido desbloqueados através de jailbreak.

Em nota, a empresa confirma que o malware foi originado da China. “Estamos cientes do software malicioso disponível para download atingindo usuários na China. Já bloqueamos os apps identificados. Como sempre, recomendamos que usuários baixem e instalem softwares de fontes confiáveis”, disse a Apple em um comunicado publicado no The Guardian.

Identificado por pesquisadores de segurança da empresa Palo Alto Networks nesta semana, o malware se propagava através de aplicativos infectados, que foram, por sua vez, baixados para os computadores Mac. Ao conectar um iPod, iPhone ou iPad na máquina, o usuário era infectado também em seus dispositivos móveis.

Os apps infectados foram descobertos na Maiyadi App Store, uma loja de aplicativos com base na China, que possui em seu porfólio cópias piratas e não autorizadas de aplicativos populares, como Dropbox, SpiderOak e Autodesk.

COMENTÁRIOS dos leitores