Windows 10 sairá de graça para maioria dos usuários

Microsoft divulga nesta quarta-feira (21) novidades sobre o sistema operacional

por Nathália Guimarães qua, 21/01/2015 - 14:57
Divulgação Usuários do Windows 7, 8, 8.1 ou Windows Phone 8.1 poderão migrar para a nova plataforma gratuitamente Divulgação

A Microsoft informou que a maioria dos seus usuários poderá baixar o Windows 10 gratuitamente. A novidade foi anunciada pelo chefe do sistema operacional, Terry Myerson, durante evento nesta quarta-feira (21).

Leia mais: Windows 10 mostra que a Microsoft sabe admitir seus erros

Quem já possui o Windows 7, 8, 8.1 ou Windows Phone 8.1 poderá migrar para a nova versão do sistema operacional sem nenhum custo. Os que fizerem a atualização ainda terão suporte estendido.

Os usuários, no entanto, tem o prazo de um ano para realizar o download da plataforma. Após esse período, a Microsoft começará a cobrar pela aquisição do sistema operacional.

O Windows 10 estará disponível em fase de testes a partir da próxima semana para os usuários de PC. Os que possuem Windows Phone, no entanto, terão que esperar até fevereiro para por as mãos no sistema operacional. 

Cortana

Na ocasião, a empresa ainda exibe a versão final do Windows 10, mais polida e, assim como no Windows Phone, compatível com a assistente pessoal Cortana. Para utilizar o recurso nos computadores, o usuário deverá acionar um botão que ficará localizado ao lado do Menu Iniciar.

A Cortana é capaz de aprender sobre gostos e preferências do usuário, facilitando sua navegação pelo sistema. É possível interagir com a assistente através de comandos de voz ou de texto.

A assistente pode enviar informações de buscas na web para o usuário, abrir aplicativos, enviar e-mails, reproduzir músicas, entre outras atividades. 

"Ter a Cortana no seu PC é como ter um membro da família ajudando você a fazer suas tarefas", afirmou o executivo da Microsoft responsável pelo Windows Phone, Joe Belfiore.

COMENTÁRIOS dos leitores