Após vídeo de atropelamento, Volvo se pronuncia

Sistema proposto não estava instalado em carro de teste

por Naiane Nascimento seg, 01/06/2015 - 11:26

Após circular na internet um vídeo do carro XC60, da Volvo, em que é realizado um teste de freios que acaba atropelando uma pessoa, a empresa emitiu nota de esclarecimento, sobre o caso.

Por motivo das piadas e críticas, a companhia explicou que o vídeo, feito na República Dominicana, o carro estava sendo conduzido por um motorista e o veículo não possuía instalada a funcionalidade proposta, a Detecção de Pedestres.

O automóvel estava apenas com o sistema City Safety que é um item de série em todos os carros da marca, mas apenas evita colisões traseiras em outros veículos, semelhante ao sensor de ré.

Confira o vídeo e a nota oficial da empresa:

A Volvo Cars, é líder global no desenvolvimento de tecnologias de segurança automotiva e tem, desde a sua fundação em 1927, uma real preocupação em desenvolver produtos que ofereçam o máximo de proteção aos ocupantes.

Consideramos, portanto, importante esclarecer aos consumidores o conteúdo do vídeo do modelo XC60 que foi filmado na República Dominicana e tem circulado na internet. O carro estava sendo conduzido por um motorista e este veículo não possuía instalada a funcionalidade de Detecção de Pedestres, sistema opcional de segurança desenvolvido pela Volvo Cars para identificar pedestres e frear o veículo.

O modelo do vídeo estava equipado com o sistema City Safety, que é de série em todos os carros da marca. Esse dispositivo não tem a funcionalidade nem o objetivo de detectar pedestres. Ele evita ou mitiga colisões traseiras em outros veículos até 50km/h contribuindo para uma condução segura em condições de tráfego intenso nas cidades.

Portanto, não havia nada errado com o carro em si. O infeliz acidente ocorreu unicamente por falha humana.

A Volvo Cars recomenda expressamente que nunca se faça testes de sistemas de segurança em seres humanos.



COMENTÁRIOS dos leitores