Vendas de tablets caem 20% no Brasil no início de 2015
Alta do dólar e má experiência de uso seriam motivos para queda
A alta do dólar, as diminuições do crédito e da confiança do consumidor na economia brasileira foram fatores determinantes para a queda de 20% nas vendas de tablets no País no primeiro trimestre de 2015. A constatação faz parte de um estudo feito pela IDC Brasil. O levantamento revela que entre janeiro e março de 2015 foram vendidos 1,780 milhão de dispositivos, aproximadamente 390 mil unidades a menos do que no mesmo período do ano passado.
O número está abaixo dos dois milhões previstos para o período. Porém, diante do cenário econômico brasileiro, o resultado foi positivo, afirma o analista de pesquisas da IDC Brasil, Pedro Hagge. “A tendência é o preço continuar subindo e as vendas caindo”, prevê.
Ainda segundo o analista, a alta do dólar gerou repasse de preços de até 17% em relação ao quarto trimestre de 2014, afetando as vendas para o consumidor final e para o mercado corporativo. Outro fator apontado pelo analista da IDC Brasil é que o tablet já não desperta tanto interesse aos compradores, que agora voltam seus olhares para outros dispositivos de tela grande, como os smartphones.
A tendência, no entanto, não significa o fim dos tablets, pois a categoria ainda é atrativa para alguns nichos específicos. "Crianças e principalmente o segmento da educação ainda influenciam no consumo desses aparelhos", ressalta.