Colab.re será parceira do Facebook no Internet.org

App, que foi adaptada por uma startup pernambucana, já é utilizado em 75 cidades do País

por Nathália Guimarães sex, 17/07/2015 - 09:18 Atualizado em: ter, 21/07/2015 - 18:39
Reprodução Colab.re possibilita aos usuários fiscalizar, propor e avaliar os serviços públicos por meio de postagens e notificações Reprodução

A rede social Colab.re, que tem como objetivo fazer uma ponte entre o cidadão e o poder público, é um dos primeiros aplicativos brasileiros adaptado para a plataforma Internet.org, do Facebook. O app, que foi adaptada por uma startup pernambucana, já é utilizado em 75 cidades do País, como Curitiba, Terezina e Campinas.

O Colab.re possibilita aos usuários fiscalizar, propor e avaliar os serviços públicos por meio de postagens e notificações. A rede social permite que os cerca de 100 mil usuários falem de problemas urbanos e façam propostas para os governantes.

Agora, o Facebook busca outros aplicativos brasileiros para integrar a plataforma, explica a diretora de empreendedorismo da rede social, Camila Fusco. "Queremos apresentar a plataforma para desenvolvedores com interesse social que atuem como parceiras na produção de conteúdos e serviços que possam contribuir para a iniciativa".

Para desenvolver para o Internet.org os interessados devem trabalhar com soluções que ofereçam conectividade para cenários adversos - como o acesso em redes 2G e o uso de celulares com configurações mais simples. "Na prática, a gente trabalhou como se estivéssemos desenvolvendo um site de sete anos atrás", comenta o cofundador do Colab.re, Josemando Sobral.

A ideia de Mark Zuckerberg, presidente-executivo e cofundador do Facebook, é oferecer acesso ilimitado e gratuito a serviços básicos e o Colab será um deles. No Brasil, a iniciativa contará com apoio do governo federal e de operadoras de telefonia. Atualmente, a ação já está disponível em ao menos oito países, entre eles Quênia, Gana, Colômbia, Índia, Guatemala e Panamá.

COMENTÁRIOS dos leitores