Windows 10 começa a ser liberado de graça em 190 países

Novo sistema operacional irá rodar em PCs, smartphones e tablets

por Nathália Guimarães qua, 29/07/2015 - 11:27
Reprodução Usuários elegíveis para receber a atualização serão notificados assim que ela estiver pronta para ser instalada Reprodução

A Microsoft começou a liberar nesta quarta-feira (29) o download do seu novo sistema operacional gratuitamente para usuários do Windows 7 e Windows 8.1. Lançado em 190 países, o Windows 10 traz recursos como a assistente pessoal Cortana, o navegador Microsoft Edge, além do retorno do tradicional menu iniciar. A novidade ainda deverá chegar aos aparelhos com Windows Phone até o fim de 2015.

A Microsoft está liberando o software em fases. Os usuários elegíveis para receber a atualização serão notificados assim que ela estiver pronta para ser instalada. Para os que ainda não fizeram a reserva antecipada, basta clicar aqui para garantir a cópia do Windows 10. Uma vez identificado que seu computador é compatível, a Microsoft afirma que vai liberar o software.

Para receber o Windows 10, o computador precisa preencher alguns requisitos. O PC vai precisar de, pelo menos, 1 GB de memória RAM para sistemas em 32 bits ou 2 GB para sistemas em 64 bits, processador de 1 GHz, placa gráfica com suporte para DirectX 9 e 6 GB de espaço em disco rígido para sistemas em 32 bits e 20 GB para sistemas em 64 bits.

O tempo da atualização depende da configuração do dispositivo. A maioria deles levará cerca de uma hora para ser atualizado depois que o download for concluído. Enquanto os mais antigos podem levar mais tempo. Quem possui sistemas operacionais mais antigos, como o Windows XP ou Windows Vista, poderá comprar o Windows 10 na Microsoft Store ou em outros revendedores, se o computador atender aos requisitos mínimos de especificação. Será necessário, no entanto, fazer backup dos arquivos existentes antes de instalar o software.

“Uma nova era para o Windows começa hoje. O Windows 10 oferece nossa visão de computação mais pessoal, com uma experiência natural, móvel e confiável. Junto com nossos parceiros, estamos animados para oferecer o melhor do Windows, que irá capacitar as pessoas e organizações ao redor do mundo para fazer grandes coisas”, disse o vice-presidente da divisão de sistemas operacionais da Microsoft, Terry Myerson.

LEIA MAIS

Deixe seu computador pronto para receber o Windows 10

Com novo Windows 10, Microsoft pretende superar erros

Como foi criado o papel de parede oficial do Windows 10

Assistente pessoal da Microsoft chega ao Brasil em 2015

Novo Office será lançado no segundo semestre

Windows 10 mostra que a Microsoft sabe admitir seus erros

COMENTÁRIOS dos leitores