Ericsson vai testar conexão 5G no Brasil a partir de 2016

5G é a mais nova geração de telecomunicação móvel, proporcionando velocidades mais rápidas que a 4G

por Nathália Guimarães seg, 19/10/2015 - 15:19
Reprodução/MiniCom Velocidade de download aumentaria para 10 a 50 Gbp/s com a tecnologia 5G Reprodução/MiniCom

A Ericsson, maior fabricante mundial de equipamentos para telefonia móvel, informou nesta segunda-feira (19) que testará a tecnologia de conexão mobile de quinta geração (5G) no Brasil a partir de 2016, por meio de uma parceria com o grupo Claro, da América Móvil. Esta é uma iniciativa pioneira na América Latina. O anúncio foi feito durante visita da presidente Dilma Rousseff aos escritórios da Ericsson na Suécia.

LEIA MAIS

Internet 5G deve chegar ao mercado até 2020, define ONU

O 5G é a mais nova geração de telecomunicação móvel, proporcionando velocidades mais rápidas que a 4G. A tecnologia ainda não tem padrões definidos, mas testes feitos em alguns países apontam que a velocidade de download aumentaria para 10 a 50 Gbp/s. Atualmente, as redes 4G atingem uma velocidade média bem inferior, de 20 Mbp/s – um filme em HD será baixado em poucos segundos no 5G, enquanto na conexão 4G leva alguns minutos.

"Para o 5G, nosso foco é entender como os sistemas serão usados tanto pela sociedade como pelas indústrias. Para conseguir concluir as redes comerciais em 2020, a Ericsson está fechando parceria com a América Móvil para o primeiro teste de sistema 5G no Brasil", disse o presidente-executivo da Ericsson, Hans Vestberg, em comunicado.

De acordo com o executivo, o objetivo é acelerar as oportunidades para avançar em áreas como saúde, educação, energia e agricultura, e em novas aplicações na indústria. Os projetos serão feitos em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal do Ceará (UFC).

COMENTÁRIOS dos leitores