A verdade por trás dos jogos Paciência e Campo Minado

Jogos clássicos do Windows não foram criados apenas com a função de entreter

por Nathália Guimarães seg, 28/12/2015 - 16:50
Reprodução Versão digital do Paciência pretendia ensinar aos usuários a prática de uso do mouse Reprodução

Se você nunca jogou Paciência, Campo Minado, Copas ou FreeCell, pode apostar que faz parte de uma minoria. Apesar de terem feito a alegria de muitos usuários no passado, estes jogos simples do Windows não tinham somente a função de entreter. Eles foram criados pela Microsoft para ensinar novas formas de utilizar o sistema, de acordo com o site da revista Mental Floss.

O mais velho dos quatro, o Paciência, foi adicionado ao Windows 3.0 em 1990. Embora o jogo existisse desde o final dos anos 70, esta versão digital pretendia ensinar aos usuários a prática de uso do mouse. Na época, usar um computador era sinônimo de digitar linhas de código.

Com o jogo, os usuários praticavam a nova atividade, clicando sobre cartas e arrastando-as para seu destino. O fato de que ainda estamos arrastando e soltando os botões do mouse milhares de vezes durante o dia sugere que a metodologia adotada pela Microsoft funcionou muito bem. Assim como Paciência, o Campo Minado tinha uma função similar.

Ele foi introduzido na versão 3.1 do Windows para acostumar os usuários do Windows a clicar com os botões direito e esquerdo do mouse no momento certo. O jogo Copas, por sua vez, foi lançado em 1992 na primeira versão pronta para ser utilizada em rede do Windows. E não por acaso ele era jogado em uma rede local. Novamente, o objetivo da Microsoft era mostrar as novas capacidades do sistema às pessoas.  

Já o FreeCell foi lançado para o Windows 3.1 como parte do Microsoft Entertainment Pack Volume 2. Esse pacote permitia o funcionamento de aplicações em 32 bits no sistema, que era de 16 bits. Se houvesse um problema no Windows, o FreeCell simplesmente não rodava. O que parecia ser um passatempo simples, na verdade era um teste de software oculto.

No Windows 8, lançado em 2012, a Microsoft excluiu os jogos clássicos do seu software. No entanto, atendendo a pedidos, a companhia criada por Bill Gates liberou o Paciência no Windows 10. Os demais passatempos estão disponíveis na loja virtual da Microsoft, a Windows Store.

COMENTÁRIOS dos leitores