Carro autônomo do Google causa primeiro acidente

Veículo bateu na lateral de ônibus na Califórnia, perto da sede do Google

por Nathália Guimarães seg, 29/02/2016 - 19:56
Reprodução Carros autônomos do Google já acumulam mais de um milhão de milhas percorridas em várias cidades dos Estados Unidos Reprodução

Um dos carros que dirigem sozinhos do Google colidiu com um ônibus na Califórnia (EUA) no mês passado. Não houve feridos. Não é a primeira vez que um dos famosos veículos da gigante de buscas se envolvem em um acidente, mas pode ser a primeira vez que ele tenha causado um.

O Google deverá se apresentar ao Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia (DMV) para discutir o incidente e determinar quem assumirá a culpa. A colisão aconteceu no último dia 14 de fevereiro. A descrição aponta que um veículo autônomo, um Lexus RX450h, tentou contornar alguns sacos de areia em uma pista larga. Quanto tentou voltar à via, bateu na lateral de um ônibus.

O piloto de testes que estava no veículo Google no momento do acidente presumiu que o ônibus iria abrandar a velocidade e desta forma não assumiu a direção do automóvel autônomo, deixando a responsabilidade à cargo do computador de bordo. O caso aconteceu em Mountain View, perto da sede da Google.

O Google se posicionou sobre o acidente em comunicado. "Nós claramente temos alguma responsabilidade”, informou. "Nosso piloto de testes acreditava que o ônibus iria diminuir a velocidade ou parar para nos permitir entrar no tráfego”, concluiu a empresa.

Os carros autônomos do Google já acumulam mais de um milhão de milhas percorridas em várias cidades dos Estados Unidos, e até agora só têm relatado acidentes de pequenas colisões. Até então, os motoristas de outros veículos eram os culpados. 

COMENTÁRIOS dos leitores