Novo cabo submarino do Google ligará São Paulo ao Rio
Cabo de 390 km deve ficar pronto no segundo semestre de 2017
O Google anunciou, nesta terça-feira (15), que está trabalhando na construção de um cabo submarino de fibra óptica que ligará as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. O equipamento será construído em parceria com a Padtec, empresa sediada em Campinas. O início da operação do sistema está previsto para o segundo semestre de 2017.
O novo cabo recebeu o nome de Júnior, uma homenagem ao pintor e desenhista brasileiro José Ferraz de Almeida Júnior (1850-1899). O equipamento ligará a Praia da Macumba, no Rio de Janeiro, à Praia Grande, na Baixada Santista - uma distância de aproximadamente 390 km.
Composto de oito pares de fibra e de três repetidores submarinos desenvolvidos pela Padtec, o Júnior se interconectará com outros dois cabos oceânicos na região. O primeiro deles é o Monet, um cabo de 10 mil km que conectará Boca Raton, no estado americano da Flórida, a Fortaleza e Santos. O segundo é o Tannat, que se estenderá por 2 mil km de Santos até Maldonado, no Uruguai.
Segundo o gerente de parcerias de desenvolvimento de infraestrutura de internet do Google para a América Latina, Cristian Ramos, estes três cabos vão ajudar a suprir essa demanda ao ampliar a infraestrutura digital na América do Sul, tornando a transmissão de dados mais eficiente, veloz e segura.
“Como dados não podem pegar a ponte aérea, o Google resolveu conectar as duas maiores metrópoles brasileiras com uma rede submarina de alta velocidade. E vai fazê-lo com tecnologia nacional, marcando a entrada do Brasil no mercado global de repetidores e cabos oceânicos de dados”, explicou.