Twitter comemora 10 anos

Analistas acreditam que a rede social vai finalmente decolar graças aos candidatos à presidência americana

sex, 18/03/2016 - 11:43
LEON NEAL Depois de 10 anos de existência, o Twitter continua a ser um pássaro estranho no ninho da tecnologia LEON NEAL

Depois de 10 anos de existência, o Twitter continua a ser um pássaro estranho no ninho da tecnologia, que luta para aumentar sua audiência e gerar receita, apesar de seus status de pioneiro, criador de um novo e poderoso meio de comunicação.

Desde o seu lançamento, há uma década, a rede social tornou-se uma ferramenta indispensável para jornalistas, ativistas, celebridades e outros, mas ainda luta para se estender além desta esfera de devotos.

Os usuários regulares não sobrevivem sem ele, mas a empresa californiana viu suas ações caírem na bolsa de valores, com vários de seus executivos abandonando o navio, reduzir o número de seus funcionários e, desde seu nascimento, nunca foi beneficiária.

Alguns analistas acreditam que a rede social vai finalmente decolar graças aos candidatos à presidência americana que usam o Twitter para estar em contato direto com os eleitores.

O primeiro deles é o pré-candidato republicano à Casa Branca Donald Trump, considerado por alguns como o emblema perfeito do pequeno pássaro azul. "Há apenas um candidato que vive e respira o Twitter, este é Donald Trump", disse Trip Chowdhry, analista da Global Equities Research.

"Olhem para o resultado. Oito semanas atrás, eu teria dito que os dias do Twitter estavam contados, mas hoje eu diria que não é mais este o caso", acrescenta.

Twitter criou reis

Chowdhry fez questão de frisar que não apoiaria de forma alguma o bilionário, mas quer mostrar a eficácia da ferramenta Twitter para aqueles que a adotaram. "Este é um negócio que tem potencial. O Twitter cria reis", explicou.

Donald Trump tem, efetivamente, visto os seus adversários gastarem muito mais do que ele em suas campanhas, ele até perdeu um debate na televisão, mas suas diatribes frequentes em tempo real no Twitter fizeram com que quase sete milhões de pessoas o seguissem na rede social.

"Eu tenho quase certeza de que a maioria de seus seguidores não estão no Twitter, mas eles sabem o que Trump diz no Twitter", ressalta Omar Akhtar, outro analista da empresa Altimeter.

"A rede tem uma vida para além da sua própria plataforma, mas o problema é que ela não sabe como rentabilizar essa parte", explica. "Ser bem sucedido no Twitter é uma arte e é muito eficaz", ressalta Chowdhry.

A rede social, com 320 milhões de assinantes, permite amplificar a sua mensagem graças aos usuários que podem dar um enorme eco aos tuítes, retuitando por exemplo. A plataforma também permite o feedback em tempo real.

Então, mesmo que às vezes, Trump possa dar a impressão de mudar de posição sobre um determinado assunto, é possível perceber através do prisma das mídias sociais que eles apenas adapta a sua mensagem com base nas reações vistas no Twitter, diz Trip Chowdhry.

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