Instagram muda algoritmo e revolta usuários
Instagram mostrará primeiramente o que julga relevante para cada usuário
A sua linha do tempo do Instagram passará por uma grande mudança em breve. No último dia 15, a rede social anunciou que deixará de mostrar publicações em ordem cronológica. O novo critério será a relevância das publicações. A notícia não foi bem recebida pelos usuários da plataforma de fotos. Alguns deles criaram uma petição online para pedir que a ideia não seja posta em prática. Nesta segunda-feira (28), o Instagram também virou um dos assuntos mais comentados do Twitter no Brasil.
"O Instagram humilhando os pequenos, que pena", escreveu a usuária @detremura. Outros, chegaram a comparar a rede social de fotos com o Facebook e o Twitter. "Primeiro o Facebook, depois o Twitter e agora o Instagram. Aos poucos o tal do algoritmo de relevância vai deixando as redes sociais chatas", disse a internauta @laurabuu.
Facebook passou a exibir postagens dos usuários mediante sua relevância a partir do fim dos anos 2000. A tecnologia foi um dos fatores determinantes para seu sucesso. O uso de algoritmos, no entanto, não é uma novidade.
Eles ganharam fama em 1996, quando Sergey Brin e Larry Page, cofundadores do Google, escreveram um código para exibir primeiro as páginas da internet mais relevantes para uma determinada pesquisa. Sites com menor importância e menos links ficavam no fim da lista. Assim nasceu o maior buscador da internet.
Para justificar a mudança, o Instagram diz que, em média, 70% do conteúdo postado na rede social não é visualizado por causa das inúmeras atualizações da timeline. “Isso quer dizer que muitas vezes você não vê publicações que pode considerar importantes”, afirmou.
Inicialmente, uma pequena parcela dos usuários do Instagram será atingida. A mudança deve alcançar todos os inscritos na plataforma nos próximos meses.
O Instagram já é utilizado por 400 milhões de pessoas todos os dias. Em dezembro de 2014, esse número era de 300 milhões de usuários. A plataforma de fotos foi comprada pelo Facebook em 2012 por US$ 1 bilhão.