WhatsApp é bloqueado em todo o Brasil

Bloqueio deverá durar 72 horas, segundo decisão judicial

por Nathália Guimarães seg, 02/05/2016 - 14:04
Reprodução Justiça mandou operadoras de telefonia bloquearem o WhatsApp nesta segunda (2) Reprodução

As principais operadoras de telefonia móvel do Brasil - TIM, Oi, Vivo, Claro e Nextel - foram intimidas a bloquear o acesso ao aplicativo WhatsApp em todo território nacional por 72 horas. O bloqueio começou a valer a partir das 14h desta segunda-feira (2). O serviço vai ficar bloqueado na rede de internet móvel (3G e 4G). Também não é possível estabelecer conexão através da Wi-Fi. Os termos WhatsApp e Telegram, ferramenta de troca de mensagens, já figuram entre os assuntos mais comentados do Twitter.

A decisão de bloquear o aplicativo no Brasil é do juiz Marcel Maia Montalvão, da Vara Criminal de Lagarto, no Sergipe. Segundo a decisão, que é baseada no Marco Civil da Internet, o bloqueio acontece porque o Facebook, dono do WhatsApp, se recusou a compartilhar informações que subsidiariam uma investigação criminal. As operadoras TIM e Vivo informaram, através do Facebook, que vão obedecer a decisão. 

Por seu histórico de descumprir decisões judiciais no Brasil, o WhatsApp já foi bloqueado no Brasil em dezembro de 2015 por aproximadamente 12 horas. A recusa também já resultou na prisão do presidente do Facebook para a América Latina, Diego Dzodan, em março deste ano. O Facebook é dono do WhatsApp desde o começo de 2014.

LeiaJá também:

Desembargador determina desbloqueio do WhatsApp

Mark Zuckerberg comemora o desbloqueio do WhatsApp

Oi entra com Habeas Corpus para liberar uso do WhatsApp

Sem WhatsApp, 500 mil brasileiros recorrem ao Telegram

Mark Zuckerberg lamenta bloqueio do WhatsApp no Brasil

Internet reage ao bloqueio do WhatsApp no Brasil

É oficial: WhatsApp está bloqueado em todo o Brasil

Bloqueio do WhatsApp fere o Marco Civil, diz Proteste

COMENTÁRIOS dos leitores