Oi aposta em eficiência da nuvem para ampliar negócios B2B
Oi investiu mais aplicou investimentos na ordem de R$ 70 milhões desde 2012 neste setor
De olho nas oportunidades que o mercado corporativo oferece, a Oi lançou nesta quinta-feira (9), na nova sede em São Paulo, sua oferta de soluções B2B para grandes, médias e pequenas empresas. A estratégia ousada da companhia é continuar crescendo no setor de TI e dados para o segmento, em que afirma deter 35% de market share.
Apesar da recessão econômica, a Oi registrou aumento de 37% na receita de negócios deste tipo somente no primeiro trimestre de 2016, comparado com o mesmo período do ano passado, e aplicou investimentos na ordem de R$ 70 milhões desde 2012. O novo showroom da operadora, no bairro do Morumbi, se alinha ao plano que traz a segurança e rapidez da nuvem como principal pilar.
Uma destas novidades é a "Interação Web", solução de marketing digital que opera na nuvem, pioneira no mercado B2B. A ferramenta funciona de forma integrada ao CRM do cliente, que cria o perfil do usuário e gera interação online imediata durante a navegação no site da empresa.
As possibilidades são incontáveis, já que o software pode ser utilizado por negócios de variados setores que queiram aumentar seu volume de vendas. Segundo o diretor de TI B2B da Oi, Luiz Carlos Faray, no Brasil, a cada 100 visitas em um portal, menos de dois usuários concluem a compra de fato. "Nossa solução traz informações muito úteis para uma loja virtual", complementa.
Com essa interação em tempo real, as empresas conseguem realizar ações de estímulo para gerar vendas e conquistar o cliente final. "Cada interação na web é uma oportunidade de negócio", afirma a diretora de B2B da Oi, Cátia Tokoro.
"Com a solução, é possível triplicar a taxa de conversão em vendas. A partir do momento que a empresa conhece melhor o perfil de seu potencial cliente, consegue direcionar as ofertas estimulando a compra de forma personalizada", afirma a executiva.
A ferramenta permite monitorar e interagir com qualquer internauta. Se um consumidor visitar o e-commerce de uma empresa de roupas e gastar muito tempo analisando uma peça específica, por exemplo, a empresa poderá enviar promoções sobre outras peças que ele poderia gostar via chat. Tudo é feito em tempo real.
Caso ele opte por ir até uma loja física para fechar o negócio, a interação continua. Uma vez conectado à rede Wi-Fi da empresa, o cliente é identificado e recebe informações úteis e personalizadas em monitores e totens, reforçando o interesse com a necessidade de seu consumidor.
Telepresença
Outro lançamento é uma oferta de telepresença em nuvem através de multidispositivos, garantindo redução de tempo na tomada de decisão dos executivos. O software traz a chancela da Cisco e opera com segurança criptografada em ambiente totalmente protegido, ideal para grandes empresas que lidam com dados de alta sensibilidade.
Os ambientes virtuais podem ser acessados por salas de vídeo de alta resolução, notebooks, tablets ou até smartphones ligados em rede privada ou internet. "Estamos prevendo uma redução de custos de 30% para as empresas que podem utilizar as soluções que já possuem de modo integrado, preservando os investimentos realizados”, completa Cátia.
Filial sem complicações
Já o "VPN Fácil" é uma solução que permite a formatação de uma filial através da internet, através de um portal de gerenciamento na nuvem. O produto, pioneiro no mercado nacional, é ideal para empresas que precisam operar com acesso descentralizado e também para aquelas que necessitam de uma camada adicional de segurança, com flexibilidade para realizar suas configurações sempre que desejar.
Infraestrutura fast food
A última das novidades é o "Wi-Fi para Empresas", criado para facilitar a vida do cliente, permitindo que ele se concentre no negócio enquanto a Oi cuida da estrutura de rede sem fio e acessos, com segurança no tráfego de dados. Toda a infraestrutura da solução funciona em nuvem, reduzindo os custos de manutenção de equipamentos e gerando economia.
*A repórter viajou a convite da Oi