Novo vírus chinês infecta 10 milhões de aparelhos Android

Malware foi projetado para simular ou forçar cliques em anúncios no navegador do smartphone infectado

por Nathália Guimarães qua, 06/07/2016 - 13:36
Pixabay Estados Unidos têm pelo menos 280 mil dispositivos infectados com o malware Pixabay

Pelo menos 10 milhões de dispositivos Android foram infectados por um malware chamado "HummingBad", de acordo com um relatório publicado na última sexta-feira (1º) pela fabricante de software de segurança cibernética Check Point, que vem monitorando a ameaça desde que ela foi descoberta, em fevereiro. Durante meses, o número de infecções era constante, mas o índice aumentou exponecialmente em maio.

De acordo com a Check Point, o que torna o malware "HummingBad" particularmente interessante é o grupo por trás dele – uma equipe de desenvolvedores da Yingmob, uma agência de publicidade e análise com sede em Pequim (China). A ameaça foi projetada para simular ou forçar cliques em anúncios no navegador do smartphone infectado, baixando também aplicativos fraudulentos.

Se o ataque for bem sucedido, os cibercriminosos podem obter acesso total a um dispositivo. A partir daí, o aparelho é usado para gerar receita de publicidade fraudulenta. Este, no entanto, não é o único problema. Além de gerar cliques, o malware também rouba informações pessoais da vítima, que posteriormente são comercializadas pela quadrilha.

A empresa de segurança estima que mais de 85 milhões de smartphones tenham aplicações do grupo chinês instaladas em seus telefones, sendo que 10 milhões deste montante possua o software malicioso. A maior parte das vítimas é residente na China e Índia. Estima-se que os Estados Unidos têm pelo menos 280 mil dispositivos infectados. 

COMENTÁRIOS dos leitores