Lojas aproveitam onda de "Pokémon Go" para atrair clientes

Pizzaria e até floricultura oferecem recompensas aos jogadores para aumentar as vendas

por Nathália Guimarães sex, 05/08/2016 - 10:34
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo ''Pokémon Go'' está disponível para Android e iOS Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

O aplicativo "Pokémon Go", lançado no Brasil nesta quarta-feira (3), é um grande sucesso, mesmo ainda operando em um número limitado de países. O jogo já rende US$ 160 milhões em receitas para produtora Niantic. Porém, a empresa não é a única a pegar carona nesta febre. Algumas lojas estão utilizando a grande procura pelos monstros virtuais para atrair clientes. A ideia já é replicada em estabelecimentos dos EUA e também em território nacional.

Em Curitiba, a floricultura Esalflores foi a primeira na cidade a lançar uma ação especial voltada ao público do aplicativo. Até o próximo domingo (7), as primeiras 40 pessoas que forem até a loja e apresentarem um monstrinho do tipo flor, planta ou árvore na sua lista de capturados ganharão um brinde exclusivo.

A ideia foi elogiada pelos clientes. "Enquanto alguns perdem tempo, outros investem e aumentam o seu faturamento", escreveu o internauta Michel Dantas na página do estabelecimento no Facebook. Nos EUA, a estratégia foi replicada em Nova York. O dono da L’inizio’s Pizza Bar investiu dinheiro de verdade no aplicativo ao perceber que sua loja era uma "PokéStop" – um dos pontos que oferecem itens aos jogadores.

Para chamar a atenção de mais caçadores virtuais e potenciais clientes, o dono da pizzaria comprou um item que atrai as criaturinhas para uma "PokéStop" em um determinado período de tempo. Os jogadores então apareceram aos montes. Segundo o dono do estabelecimento, Sean Benedetti, as vendas de alimentos e bebidas dispararam 30%.

Desenvolvido pela empresa Niantic, em parceria com a The Pokémon Company, o título eletrônico utiliza o sistema de localização dos smartphones e a tecnologia de realidade aumentada para permitir que os usuários capturem as criaturinhas que se popularizaram há mais de duas décadas. O jogo está disponível gratuitamente na App Store e Google Play.

COMENTÁRIOS dos leitores