EUA quer centralizar regras para veículos autônomos
Washington quer centralizar regulamentações sobre aspectos técnicos para esses veículos que se deslocam sem motorista
O governo dos Estados Unidos apresentou nesta segunda-feira (19) um guia de normas para desenvolver com segurança a circulação e a comercialização de carros autônomos. Washington quer centralizar regulamentações sobre aspectos técnicos para esses veículos que se deslocam sem motorista.
As novas normas dizem respeito a todas as companhias de automóveis e tecnológicas vinculadas a esse tipo de veículos, disse o departamento de Transporte americano. A regulamentação inclui compartilhar com o governo dados e informações sobre as tecnologias antes de testá-las em situações reais.
A Casa Branca busca acalmar a inquietação pública após a morte de um homem, em maio, em um acidente quando se deslocava em um Model S da Tesla com o sistema de piloto automático ativado. O governo quer aplicar um sistema de pré-aprovação das tecnologias antes de que sejam testadas. Isso deveria simplificar os trâmites burocráticos que são requeridos atualmente.
O potencial dos carros autônomos, que junto com os elétricos são considerados os autos do futuro, gerou uma corrida entre Detroit, berço da indústria automotriz americana, e o Vale do Silício, templo da tecnologia e inovação. As companhias de ambos os lados batalham para chegar primeiro a esse setor do mercado americano antes de 2020.