Selo mede o impacto ambiental de smartphones no Brasil

Aparelhos vendidos pela Vivo terão selo que indica o impacto ambiental causado no processo de produção

por Nathália Guimarães qui, 20/10/2016 - 10:49
Pexels Metodologia para classificar os smartphones foi desenvolvida com a ONG Forum for the Future Pexels

A Vivo anunciou nesta quinta-feira (20) que vai começar a identificar os smartphones comercializados pela empresa com o selo Eco Rating no Brasil, que classifica o impacto ambiental causado no processo de produção dos aparelhos, similar aos já popularizados por eletrodomésticos como refrigeradores e máquinas de lavar. As fabricantes Alcatel, LG, Samsung e Sony são as primeiras a aderir à classificação.

A metodologia para classificar os aparelhos foi desenvolvida com a ONG Forum for the Future, especialista no tema. Mais de 100 critérios de avaliação, como design e eficiência da sua embalagem e transporte, são utilizados para classificar os aparelhos. Os produtos então recebem notas em uma escalada de 0 a 5, sendo a maior pontuação para o celular mais sustentável. A meta da operadora é ter 100% dos novos aparelhos com a certificação.

"Queremos tornar o processo de tomada de decisão mais transparente para o cliente no momento da compra, monitorar os impactos ambientais em nossa cadeia de fornecimento e também incentivar nossos parceiros a buscarem o aumento gradual de seus ratings", revela a diretora de sustentabilidade da Vivo, Joanes Ribas. 

"Estamos satisfeitos em saber que a Vivo está lançando o Eco Rating no Brasil. Este é um passo muito importante para o projeto e um sinal bastante encorajador de que a sustentabilidade dos produtos de telefonia móvel é do interesse de um número cada vez maior de pessoas", revela Jonathon Porritt, diretor fundador do ONG Forum for the Future.

COMENTÁRIOS dos leitores