Internet 5G deve aportar no Brasil somente após 2020

Anatel diz que leilões das licitações dos direitos para operar a tecnologia no Brasil só devem acontecer após este ano

por Nathália Guimarães qua, 11/01/2017 - 10:56
Pexels Operadoras Vivo e Claro já realizam testes, em parceria com a Ericsson, para trazer a tecnologia ao Brasil Pexels

Se você é um daqueles usuários ansiosos para navegar com mais velocidade na rede 5G, é melhor ter calma. Isso porque a próxima geração de conexão móvel só deverá chegar ao Brasil após 2020. Segundo o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, os leilões das licitações dos direitos para operar a tecnologia no Brasil só devem acontecer após este ano.

Em entrevista cedida em Brasília, ele afirmou que as operadoras brasileiras interessadas em migrar do modelo de licenciamento existente terão de investir um valor igual ao dos chamados bens reversíveis da telefonia fixa que possuem. Uma lei responsável por alterar este modelo ainda está em análise e espera pela assinatura do presidente Michel Temer.

A nova legislação transfere para as operadoras a propriedade dos ativos relacionados com as suas concessões de linha fixa, eliminando incertezas legais persistentes de antigas regulamentações. Em troca, as empresas deverão investir milhões de dólares na expansão dos serviços de banda larga no Brasil.

Enquanto isso, as operadoras Vivo e Claro já realizam testes, em parceria com a Ericsson, para trazer a tecnologia ao Brasil. Os americanos também não ficam para trás. As empresas Verizon e AT&T realizam experimentos neste campo.

As empresas afirmam que os recursos disponíveis a partir do uso do 5G incluem maior capacidade de rede e ampliação do tráfego de dados, baixa necessidade de energia, mais segurança e confiabilidade, bem como latência reduzida.

A rede 5G ainda não tem padrões definidos, mas experimentos feitos em alguns países apontam que a velocidade de download aumentaria para 10 a 50 Gbps. Um filme em HD será baixado em poucos segundos no 5G, enquanto na conexão 4G leva alguns minutos.

LeiaJá também

--> Internet ficará fora do ar 24h em 2017, prevê especialista

--> Canadá decreta que internet básica deve ser de 50 Mpbs

--> Anatel pretende manter proibição do limite na banda larga

--> Internet brasileira amarga 87º lugar em ranking global

COMENTÁRIOS dos leitores