Novo tipo de bateria pode durar até 10 anos, diz estudo

Cientistas da Universidade Harvard, nos EUA, desenvolveram um novo tipo de bateria que armazena energia em soluções líquidas

por Nathália Guimarães ter, 14/02/2017 - 11:36
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo Pesquisadores ainda procuram uma forma de produzir a nova bateria em larga escala Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

Não há nada mais irritante do que o telefone ficar sem carga exatamente quando você mais precisa. Mas cientistas da Universidade Harvard, nos EUA, desenvolveram um novo tipo de bateria que armazena energia em soluções líquidas e poderia ter uma vida útil de mais de uma década. Ela não é só super eficiente, mas também não é corrosiva nem tóxica.

Ao armazenar energia em moléculas orgânicas dissolvidas em água com pH neutro, essas baterias poderiam manter sua capacidade por dez anos ou mais. Elas também tem um custo baixo de produção. Ao contrário dos modelos atuais, os produtos químicos usados neste novo tipo são seguros, o que significa que não há necessidade de gastos extras com materiais anticorrosivos.

As baterias atuais têm problemas de eficiência significativos e desgastam-se quando são mal quando usadas frequentemente. No entanto, ao modificar a solução, os pesquisadores poderiam fazer um novo modelo que só perde 1% de sua capacidade a cada mil ciclos.

"Algumas baterias de lítio hoje em dia param de funcionar antes de chegar aos mil ciclos de carga e descarga", explicou um dos professores responsáveis pela pesquisa, Michel Aziz, em entrevista ao jornal britânico Daily Mail.

Até o momento, porém, o novo modelo está sendo utilizado de forma restrita pelo departamento de engenharia da universidade norte-americana. Os pesquisadores ainda procuram uma forma de produzi-la em larga escala.

LeiaJá também

--> EUA pede mais segurança em baterias após Galaxy Note 7

COMENTÁRIOS dos leitores