Google lança iniciativa contra notícias falsas no Brasil

Empresa fechou parceria com seis organizações latino-americanas independentes para verificar fatos que aparecem nas buscas

por Nathália Guimarães qui, 16/02/2017 - 10:25
Reprodução/Google Notícias verificadas serão sinalizadas com selo na busca do Google Reprodução/Google

O Google anunciou nesta quarta-feira (15) que ampliou seu serviço de verificação de fatos para ajudar as pessoas a identificarem reportagens cuja veracidade das informações tenham sido analisadas por organizações independentes. Inicialmente, este selo de checagem foi lançado nos EUA e no Reino Unido, seguidos por Alemanha e França. Mas agora também está disponível na Argentina, Brasil e México.

Para isso, o Google diz ter fechado parcerias com os veículos latino-americanos "Chequeado", "Agência Lupa", "Aos Fatos", "Agência Pública", "ChecaDatosMx" e "El Sabueso". Os usuários no Brasil verão o selo de checagem em artigos que aparecem na seção expandida dentro do site news.google.com.br e nos aplicativos do Google Notícias e Clima para iOS e Android.

O selo também estará disponível no modo notícias dentro da busca. Isso significa que, quando fizer uma pesquisa no Google ou no site do Google Notícias, o usuário encontrará artigos com a indicação de que aquele fato foi verificado.

"Esperamos lançar o selo em outros países da região em breve. Estamos entusiasmados em acompanhar o crescimento da comunidade de organizações de checagem de fatos na América Latina e gostaríamos de destacar a relevância deste trabalho na importante missão de separar os fatos da ficção", informou o Google, em um post de blog.

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