Vendas de PCs registram pior resultado dos últimos 13 anos

Apenas 4,5 milhões de máquinas vendidas registradas em 2016

por Nathália Guimarães qua, 15/03/2017 - 14:52
Pexels Do total de máquinas comercializadas, 2,8 milhões foram notebooks Pexels

Depois de um 2015 fraco em vendas, o mercado brasileiro de PCs voltou a cair e fechou 2016 com 4,5 milhões de máquinas vendidas, o que representa o pior resultado dos últimos 13 anos, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (15) pela consultoria IDC.

Do total de máquinas comercializadas, 2,8 milhões foram notebooks e 1,7 milhão foram desktops. Ainda de acordo com o estudo, 3 milhões de aparelhos foram vendidos para o mercado doméstico e 1,5 milhão para o segmento corporativo.

"Além da crise econômica que impactou o mercado, no ano passado houve mais interesse por smartphones, tablets e até por aparelhos televisores inteligentes, que oferecem a possibilidade de assistir a filmes e consumir entretenimento", informou o analista de pesquisa da IDC Brasil, Pedro Hagge.

Somada à queda nas vendas, a receita com a comercialização de PCs também diminuiu em 2016. Segundo o estudo, o mercado todo faturou R$ 10,9 milhões ano passado, contra R$ 15,3 milhões em 2015.

A tendência, de acordo com a IDC Brasil, é que o mercado se estabilize em 2017, mantendo os 4,5 milhões de computadores vendidos no ano passado. Mas para reverter o quadro negativo será preciso inovar e oferecer preços acessíveis para se destacar.

"Mesmo que a economia melhore, não devemos ter um incremento nas vendas este ano. O mercado de computadores é maduro e a vida útil das máquinas tem passado dos seis anos, já que a qualidade é melhor e o uso tem sido dividido com outros dispositivos", pontua Hagge.

LeiaJá também

--> Vendas de tablets caem 32% no Brasil

COMENTÁRIOS dos leitores