Facebook desafia Snapchat e ganha posts que somem em 24h

Movimento é parte de um esforço total para romper o crescimento do Snapchat, que inventou o modelo de histórias em 2013

por Nathália Guimarães ter, 28/03/2017 - 11:28
Divulgação Conteúdo estará disponível no topo do feed de notícias e pode ser visto por todos os contatos Divulgação

Chegou a vez de o Facebook implementar funções do Snapchat no seu aplicativo principal. A maior rede social do mundo está lançado nesta terça-feira (28) o popular formato de vídeos e fotos que desaparecem em 24 horas para mais de 1,65 bilhões de pessoas. O movimento é parte de um esforço total para romper o crescimento do Snapchat, que inventou o modelo de histórias em 2013.

A atualização é dividida em três partes - um novo feed de histórias efêmeras no topo do aplicativo, recurso de mensagens privado e uma câmera aprimorada. Somadas, estas ferramentas representam as maiores mudanças no produto principal do Facebook desde as últimas atualizações recentes.

Como no Snapchat, o feed de histórias efêmeras consiste em fotos e imagens que desaparecem 24 horas. Este conteúdo estará disponível no topo do feed de notícias e pode ser visto por todos os contatos, de acordo com a escolha de privacidade. Você pode decorar seus posts com texto, desenhos, adesivos e filtros animados - tudo isso graças à nova câmera do Facebook.

A nova câmera do Facebook traz dezenas de efeitos, como máscaras, molduras e filtros interativos que você pode aplicar a suas fotos e vídeos. Para utilizá-la, basta tocar no ícone do canto superior esquerdo do aplicativo do Facebook ou deslizar a tela para o lado direito do feed de notícias.

Por fim, o Facebook apresenta o recurso de chat privado chamado Direct. Quando você envia uma foto ou vídeo por meio desta ferramenta, seus amigos poderão ver aquele conteúdo ao abrí-lo, reproduzí-lo mais uma vez ou escrever uma resposta. Quando o bate-papo terminar, o conteúdo não estará mais visível.

A empresa introduziu pela primeira vez um clone do Snapchat em agosto no Instagram, refletindo a crença da empresa de que a mensagem baseada em câmera representa o futuro da interação social. O Facebook Messenger foi o próximo, e os testes começaram dentro do aplicativo emblemático do Facebook em janeiro. O WhatsApp lançou uma versão em fevereiro.

"A maneira como as pessoas criam conteúdo está mudando de texto para fotos e vídeos", disse o gerente de produto de histórias do Facebook, Connor Hayes. "Isso está mudando a maneira como eles estão compartilhando uns com os outros e interagindo online. Isso é algo que Snapchat realmente foi pioneiro", acrescentou. As novidades estão disponíveis para todos os usuários do Facebook, em dispositivo iOS ou Android.

LeiaJá também

--> Facebook testa o uso de GIFs animados em comentários

--> Messenger permite compartilhar localização em tempo real

COMENTÁRIOS dos leitores