Brasil começa a receber rede 4,5G na banda larga móvel

Segundo a Anatel, tecnologia aumenta a velocidade de navegação e amplia o alcance da conexão

por Nathália Guimarães ter, 25/04/2017 - 11:50
Pexels Principal vantagem sentida pelo usuário será na velocidade da banda larga Pexels

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou que as operadoras que atuam no Brasil já começaram a oferecer a chamada rede 4,5G, uma nova tecnologia de comunicação que aumenta a velocidade de navegação e amplia o alcance da conexão. A primeira cidade a receber a melhoria é Brasília, no Distrito Federal.

A principal vantagem sentida pelo usuário será na velocidade da banda larga. A faixa de 700 MHz, além de aumentar o total de frequências disponíveis, apresenta benefícios na propagação do sinal. Adicionalmente, a tecnologia facilita o acesso em ambientes fechados, o que melhorará a experiência de navegação em locais fechados.

Para sentir esses avanços, o usuário deve utilizar um aparelho compatível com a tecnologia, e no Brasil já há vários dispositivos certificados. Esses smartphones ou tablets dão suporte a velocidades de download de 300 Mbps ou mais e de upload de 50 Mbps ou superior. Isso permitirá navegar com mais velocidade, assistir vídeos de alta-definição e dar suporte para novas aplicações.

A implantação das redes em 700 MHz é possível com o desligamento das televisões analógicas. Quando o sinal digital for definitivamente estabelecido no Brasil, em 2018, a frequência de transmissão que os canais abertos ocupam será usada para transmitir a internet móvel de alta velocidade.

Além de Brasília, a expectativa é que outras localidades comecem a receber a melhoria em breve. Segundo a Anatel, o estado de São Paulo deve ser o próximo a ser beneficiado pelo sistema e a adequação deve acontecer até meados de junho de 2018, desde que se comprove a viabilidade técnica.

LeiaJá também

--> Desligamento do sinal analógico é adiado em quatro estados

COMENTÁRIOS dos leitores