Homem nasce sem olhos, mas joga videogames desde os 5 anos
Mesmo com deficiência, Toby Ott, de 27 anos, ainda é capaz de jogar games como "Final Fantasy X" e "Doom"
Toby Ott tem 27 anos. Ele adora jogar videogames desde os cinco, quando testou pela primeira vez "Mortal Kombat" em um fliperama. O relato soa como uma história bastante comum, até você descobrir que Toby tem anoftalmia bilateral, uma condição rara que significa que ele nasceu sem globos oculares.
Sua deficiência apresenta desafios significativos para que ele desfrute de um meio de entretenimento que é principalmente visual, mas isso não o impediu de jogar todos os tipos de games ao longo de duas décadas - mesmo sem ver o que está na tela.
Ele adora principalmente jogos de luta, pois indicadores auditivos como gritos e golpes o ajudam a se posicionar no mapa. Toby até mesmo se arrisca a competir online contra oponentes humanos. Mas sua deficiência também não o impede de experimentar outros gêneros como RPG.
Com a ajuda de um amigo, ele foi capaz de gastar incontáveis horas na jogatina em "Final Fantasy X". Obviamente, este tipo de game traz desafios extras. "Uma vez eu não consegui vencer um chefe por 8 semanas", relembra. "E continuei tentando e tentando e tentando e falhando, até que eventualmente eu o derrotei", conta.
Ele consegue até mesmo jogar títulos da velha guarda como "Duke Nukem" e "Doom", embora nestes games ele precise habilitar cheats, uma vez que é quase impossível encontrar objetos nos mapas ou acertar monstros com uma mira certeira.
A história única de Toby Ott é contada no mini-documentário ''Gaming Through New Eyes'', que foi recentemente publicado no YouTube. Segundo o criador da produção, este é uma perspectiva totalmente nova no universo dos videogames, a partir da imaginação de alguém que nunca soube o que é ter visão.
LeiaJá também