Análise diz que usuários expõem fatos privados na internet

Os resultados são parte do relatório “Meus Dados Preciosos: Perigo Desconhecido”

por Caroline Nunes ter, 30/05/2017 - 16:35

Pesquisa divulgada hoje (30) pela Kaspersky Lab, produtora de softwares de segurança, comprova que 96% dos usuários de internet compartilham informações pessoais e sigilosas em redes sociais.

A análise mostra que 66% das pessoas compartilham fotos e vídeos de seus filhos e 45% exibem vídeos confidenciais e fotos de outros. Estes hábitos, segundo a pesquisa, são piores entre as gerações mais jovens. “Estão tornando grandes quantidades de suas informações pessoais acessíveis a estranhos”, afirmou o órgão no relatório.

A pesquisa descobriu que as pessoas não estão apenas compartilhando dados, elas também estão compartilhando dispositivos que armazenam seus dados. Na verdade, 6% dos brasileiros compartilhou o PIN (Personal Identification Number- Número de Identificação Pessoal) para acessar seu dispositivo com um estranho. Além disso, 21% dos entrevistados deram o seu dispositivo a outra pessoa para usar por algum tempo. 

"O compartilhamento excessivo de dados pessoais com pessoas e empresas é um hábito realmente perigoso para entrar", diz Andrei Mochola, gerente de negócios da Kaspersky Lab. "No mundo on-line de hoje, o compartilhamento de informações com outras pessoas nunca foi tão fácil e, de muitas maneiras, foi para isso que a Internet foi criada, mas ao divulgar informações importantes e sensíveis com outras pessoas com o simples toque de um botão, você renuncia o controle sobre isso, porque você não pode ter certeza de onde esses dados estão indo, e como eles serão usados. Os usuários estão literalmente colocando seus dados preciosos, e até mesmo os dispositivos que o armazenam, nas mãos de outros”, completa Mochola.

COMENTÁRIOS dos leitores