Novo vírus do Android já infectou 36 milhões de aparelhos
Malware apelidado de "Judy" foi encontrado em 41 aplicativos da Google Play
Um novo vírus para dispositivos Android está à solta e já infectou mais de 36,5 milhões de aparelhos, segundo especialistas da empresa de segurança Check Point. Os pesquisadores apelidaram o malware de "Judy" e informaram que ele foi encontrado escondido em pelo menos 41 aplicativos na Google Play.
De acordo com a Check Point, o vírus foi aparentemente projetado para gerar receita publicitária aos hackers. O malware utiliza dispositivos conectados para gerar grandes quantidades de cliques fraudulentos nas propagandas do Google, gerando lucro para os cibercriminosos por trás dele, diz o relatório de segurança.
Os especialistas informam que quando um usuário baixa um dos aplicativos maliciosos, ele estabelece silenciosamente uma conexão com o servidor gerido pelo hacker. A partir daí, o malware abre URLs em uma página da web oculta. Uma vez que o site alvo é alcançado, o vírus usa o código JavaScript para localizar e clicar em banners de anúncios do Google.
Ao clicar nos anúncios, o autor do malware recebe o pagamento do desenvolvedor do site. Mas, segundo os pesquisadores da Check Point, o Google já está ciente da campanha e removeu todos os aplicativos maliciosos da sua loja.