Jogo falso na Google Play já infectou 50 mil aparelhos

Malware que estava disponível para aparelhos com Android é capaz de assumir o controle do dispositivo infectado

por Nathália Guimarães seg, 12/06/2017 - 12:02
Wikimedia Commons Usuários infectados devem fazer backup de todos os seus dados e executar uma restauração dos dados de fábrica do aparelho Wikimedia Commons

Especialistas da fabricante de antivírus russa Kaspersky Lab descobriram um novo vírus incomum distribuído pela Google Play como um jogo para celulares. Segundo a empresa, além de obter direitos de acesso à raiz em smartphones Android, o malware também é capaz de assumir o controle do dispositivo, injetando um código malicioso na biblioteca do sistema. O vírus foi baixado mais de 50 mil vezes desde março de 2017, mas foi desativado pelo Google.

A Kaspersky explica que o Dvmap é distribuído na Google Play como um jogo. Para burlar as verificações de segurança, os desenvolvedores do malware carregaram um aplicativo limpo na loja no final de março de 2017. Depois, o atualizaram com uma versão maliciosa, que ficou no ar por um curto período, antes de ser substituída novamente. No espaço de quatro semanas, isso foi feito pelo menos cinco vezes.

Na fase principal da infecção, o vírus verifica a versão do Android instalada e decide em qual biblioteca vai injetar seu código. Uma vez infiltrado, o malware pode fazer o dispositivo infectado travar. Segundo a Kaspersky, as vítimas devem fazer backup de todos os seus dados e executar uma restauração dos dados de fábrica do aparelho.

Além disso, a Kaspersky Lab recomenda que todos os usuários instalem em seus dispositivos uma solução de segurança confiável, sempre verifiquem se os aplicativos foram criados por um desenvolvedor respeitável e mantenham o software do sistema operacional e dos aplicativos atualizado.

LeiaJá também

--> Linha Moto E4 traz celulares básicos com bateria potente

COMENTÁRIOS dos leitores