Nova lei alemã permite espionar mensagens do WhatsApp

Autoridades poderão usar programas espiões para interceptar conteúdo criptografado

por Nathália Guimarães sex, 23/06/2017 - 11:36
Wikimedia Commons WhatsApp, que pertence ao Facebook Wikimedia Commons

A Alemanha aprovou nesta quinta-feira (22) uma lei para permitir às autoridades vigiar o conteúdo de mensagens criptografadas dos aplicativos WhatsApp e Skype com mais facilidade. Sob as novas regras, os investigadores podem instalar malwares em smartphones, tablets e computadores que lhes permitem ler as mensagens e outras comunicações pessoais dos usuários destes serviços.

Os políticos da União Democrata Cristã (CDU), União Social Cristã Bávara (CSU) e do Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD) dizem que a nova lei é necessária para acompanhar de perto os passos de terroristas e outros criminosos, que normalmente se comunicam online, e não mais por telefonemas.

Para a oposição, porém, as regras são perigosamente invasivas e violam os direitos à privacidade. O WhatsApp, que pertence ao Facebook, e o Skype, da Microsoft, usam a criptografia de dados para garantir a confidencialidade das conversas de seus usuários. Ambos se recusam a se submeter a leis que, em alguns países, obrigam as operadoras de telecomunicações a fornecer os dados de seus clientes.

Com informações de agências

LeiaJá também

--> Ainda usa o Windows Phone 8? Então diga adeus ao WhatsApp

COMENTÁRIOS dos leitores